Conselho de Segurança vai apresentar sugestões para grade de formação da Senasp


Foto Ilustrativa

Eliandro Figueira – ACS/PMI
Os integrantes do Corgems (Conselho Regional de Gestores Municipais de Segurança) vão apresentar propostas de alterações na grade de formação de guardas municipais da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) do Ministério da Justiça. A iniciativa foi apresentada em reunião do grupo, na quinta-feira (28 de junho), no período da manhã, na Prefeitura de Indaiatuba, com a presença de 12 cidades.
Essas sugestões devem ser encaminhadas ainda nesta semana para o órgão. A cidade recebeu Marilene Pereira, consultora do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) do MJ, no dia 20 de junho. Ela veio conhecer a estrutura da Guarda Municipal e tem viajado a várias cidades para avaliar a grade de formação da Senasp. As ideias serão centralizadas na cidade indaiatubana e depois serão enviadas para o Ministério.
Outro assunto debatido foi a reformulação da CMI (Central Metropolitana de Inteligência) que já agrega 22 cidades. O programa que integra os municípios por meio de troca de informações de segurança é aprimorado constantemente. Também foram abordadas questões sobre a dificuldade de obter o Infoseg. Ele permite pesquisa de indivíduos e placas suspeitas. Foi definido reforço na cobrança de liberação de senhas para o sistema.
Os integrantes do Corgems ainda reforçaram a posição contrária ao marco regulatório das Guardas Municipais. Eles entendem que há retrocesso na regulamentação das funções já exercidas pelos guardas e defenderam apoio à PEC 534, que está no Congresso desde 2002 e clareia os poderes das GMs.

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima