Guarda Municipal de Ilhéus faz balanço positivo do 1º mês do Projeto Ronda Escolar



Divisão de Comunicação da Guarda Civil Municipal de Ilhéus (GCMI),responsável pelo Setor de Estatísticas da GCMI, fez um balanço do primeiro mês da execução do Projeto “Ronda Escolar”. Lançado em 16 de abril passado pelo prefeito Newton Lima, o Projeto Ronda Escolar, idealizado pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, é executado pela Guarda Civil Municipal, em parceria com a Secretaria da Educação.

A iniciativa visa estreitar a relação entre a GCM e a comunidade escolar, e vai beneficiar um total de 13.813 estudantes e aproximadamente 200 professores. O comandante da Guarda Municipal, GCM, Daniel Sena, informou que durante o primeiro mês, a Guarda manteve rondas preventivas nas 22 escolas contempladas pelo projeto, prestando atendimento e buscando melhorar ainda mais o relacionamento com o público envolvido.

Foram realizadas 386 visitas, 12 palestras e 10 atendimentos, entre encaminhamento ao Conselho Tutelar, mediação de conflito entre alunos e prestação de socorro. As palestras apresentadas pela equipe abordaram diversos temas, entre eles Prevenção às Drogas, Integração Família/Escola, Bullyng, Orientação para o Trânsito, Pedofilia e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A Guarda Municipal está de parabéns, pois o planejamento e a execução do Projeto Ronda Escolar é um exemplo para nós educadores, assim como para toda a comunidade”, disse a diretora-pedagógica da Secretaria da Educação, Sonaly Pimenta.

“Ronda Escolar” prevê a realização de visitas diárias em horários alternados, com dois guardas por escola. A GCMI atua no Ronda Escolar com um efetivo de 60 homens, uma viatura e duas motocicletas, munidos de rádios, celulares e tonfas. ”Eles percorrem as áreas interna e externa da unidade escolar, verificando se há situações de anormalidade”, explicou o secretário titular da pasta de Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha. De acordo com o projeto, os Guardas permanecerão cerca de 20 a 30 minutos em cada unidade escolar, conversando com diretores, professores, funcionários e alunos. As rondas acontecem das 7 às 18 horas.





A equipe também auxilia os alunos, nos horários de entrada e saída, para atravessar as ruas em trechos de tráfego intenso. Além das visitas, 10 das 22 escolas e mais seis unidades localizadas na zona rural do município estão recebendo palestras de cunho educativo e preventivo. 

ASCOM

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima